domingo, 23 de outubro de 2011

A primeira publicação a gente nunca esquece!

Dia 07 de outubro foi o lançamento do livro Universidade para o Século XXI - Educação e Gestão Ambiental na Universidade de Brasília, do qual o projeto participa com o artigo Usina: Casa, Quintal, Cidade. Segue um trecho:


"Encerrado o calendário de atividades de 2010, nosso Ateliê continua abastecido com a sucata recolhida ao longo do ano. Se o Usina mal pode dar conta de seu próprio lixo, o que dizer do lixo produzido pela CEU, pela UnB e pela cidade? De que modo então efetivar e estender a nossa ação?
      Ora, pela educação! A educação por meio da arte, arte com o lixo. Arte que recria com a sucata e recria-se, porque ao manusear o lixo, questiona-o. O que é o lixo? De onde vem e para onde vai?
      O lixo não passa do reflexo de uma sociedade de consumo, afastada das fontes de produção, distanciada da terra. O lixo é a ex-propriedade privada. Aquilo que era meu e virou nosso (mas quem cata é o lixeiro)... Depois de consumido, é de qualquer um, é de quem quiser, uma vez que achado (na rua, na lixeira, no lixão...), não é roubado”.
      Mexer com lixo é mexer em toda uma estrutura que, especificamente em Brasília, desemboca na Estrutural. Uma superestrutura em que os pilares não são nada sustentáveis: as desigualdades, o subemprego, o consumo excessivo de supérfluos, o desperdício, o descaso. A indústria deforma aquilo que a natureza cria, e replica os objetos para que todos possam ter um igual. Já o artesanal é o contato primordial do Homem com o Mundo, a transformação da natureza que possibilita construir significados e estruturar a vivência e permanência na Terra." 

O texto na íntegra será disponibilizado em breve no site do Núcleo da Agenda Ambiental da Universidade de Brasília.

sábado, 1 de outubro de 2011

Projeto Usina - conceitos e atividades

O projeto Usina contém em si os três pilares da universidade pública. É, primeiramente, extensão, uma vez que projeta para fora do campus as práticas resultantes de conhecimentos adquiridos na experiência universitária, e no sentido contrário, traz para essa experiência a vivência de comunidades distintas. É ensino, pois oferece aulas de educação artístico-ambiental, regularmente como no Programa Segundo Tempo do campus Darcy Ribeiro e nos COSE's, ou na forma de oficinas e workshops. E por fim, é pesquisa, pois está sempre se reinventando e buscando novas práticas e métodos para a difusão da consciência sustentável.

No dia 05/10, durante a Semana Universitária da UnB, estaremos no teatro de Arena da UnB, Campus Darcy Ribeiro, apresentando o nosso painel para todos aqueles que quiserem saber mais sobre o projeto.
No dia 07/10 haverá o lançamento do livro "Universidade para o século XXI - educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília" - do qual participamos com o artigo Usina: Casa, Quintal, Cidade - às 15h na sala Papyrus da Faculdade de Educação.
Nossas atividades estão concentradas no LEME (Laboratório de Materiais Expressivos) - VIS (dpto de Artes Visuais), onde estamos recebendo crianças e jovens dos COSE's (Centros de Orientação Sócio-Educativa), em datas agendadas, para realizarem oficinas de papel artesanal e materiais em artes, e nos COSE's M Norte (Bernardo Sayão), Paranoá e Gama Sul.

Estamos sempre abertos a receber pesoas que queiram integrar a equipe técnica, participar das atividades ou somente conhecer melhor o projeto.

Contato: usina.unb@gmail.com